Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E de repente, já nos 30...



Quinta-feira, 19.05.11

Estou muito indecisa...

... se vou ver a nova serie da Fox, «Spartacus».

 

Por um lado eu adoro livros e series que se passem na Roma antiga, mas por outro lado eu já sei como é que esta história vai terminar.

 

E já sei como odeio o fim. A não ser que resolvam reescrever a História.

 

E mesmo que a serie não vá até à altura do final do pobre Spartacus (parece-me que a serie se baseia na época em que ele era galdiador), eu sei como tudo acabou. Mal. {#emotions_dlg.sidemouth}

 

Ainda por cima de certeza que vão colocar um actor girissímo a fazer o papel de Spartacus, só para ser ainda mais díficil ver o final.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sayuri às 00:43


3 comentários

De Strategos a 26.05.2011 às 23:03

Não te deixes iludir pela versão "romântica" hollywoodesca do Spartacus. Não há qualquer indício de que o Spartacus lutasse pela liberdade de alguém que não a dele. Era, simplesmente, um indivíduo que pretendia fugir à sina dele...
Mas sim, a coisa acabou mal para ele. Para ele, e para os milhares que decidiram segui-lo...

De Sayuri a 27.05.2011 às 22:15

Eu acho que ele queria libertar-se e vingar-se, acho que era o que quase qualquer um faria no lugar dele. Bem, alguns fugiriam apenas e talvez isso fosse o mais inteligente.
Mas o que me enfurece é que ele perdeu e que os Romanos ganharam, pelo menos durante um tempo.

E eu também sei que o que os Romanos faziam não era único ou original para a época, e que mais tarde as pessoas continuariam a ir assistir às execuções em massa (aproveitando para fazer um piquenique pelo meio) e a enfiar pessoas em câmaras de gás mas mesmo assim teria gostado mais se o Spartacus tivesse ganho, ou que pelo menos os Romanos não o tivessem apanhado.

De Strategos a 28.05.2011 às 11:41

Cabe-me a mi defender a Honra de Roma:))

Percebo o que dizes, mas de facto na altura a escravatura era normal e aceite por toda a gente (inclusive pelo próprio povo do Spartacus, os Dácios, que também a praticavam). Quanto a essa questão, convém referir que não se ficava escravo apenas por se ir para a guerra e perder. Havia por exemplo pessoas que não tinham meios de subsistência e voluntariamente escravizavam-se para ficarem com "casa, comida e roupa lavada", passo a expressão. Dependia sempre do Amo, claro... Os gregos cultos eram conhecidos por se escravizarem para serem comprados por "nobres" Romanos (Nobilitas) que os colocavam na posição de Pedagogus, um professor particular dos filhos deles. Estes Pedagogus tinham uma vida soberba, com acesso a coisas que nunca teriam. Tiro, escravo de Cicero, era conhecido pela sua fluência em Latim e pela sua vasta cultura (funcionava como secretário do Orador/Estadista). Crisogonus era um escravo que pertencia a Lucius Cornellius Sulla e quando este se tornou Dictator emancipou-o, tendo-se Crisogonus tornado num dos homens mais ricos de Roma num período triste da história da Cidade Eterna.
Quanto às execuções, antes dos Romanos outros povos já o fazima e muitos o faziam depois. Como exemplo, os Celtas (como os gauleses) faziam jaulas gigantes com a forma de um homem, em vime, metiam lá dentro os inimigos e queimavam-nos vivos. As ditas vítimas dos Romanos, os Cristãos (muito menos pessoas foram para as arenas do que aquilo que se pensa, e não era por adorarem um deus próprio, mas por não tolerarem outros. Roma tolerava a liberdade religiosa, mas não tolerava a intolerância), queimavam malta viva aos magotes (assim que tiveram poder para o fazer).

Claro que o tipo queria fugir. Quem fosse escravo contra a sua vontade e tivesse oportunidade para o fazer ia tentar fazê-lo. Mas não creio que se quisesse vingar, apenas fugir. Mas não o podia fazer sozinho (ou optou por não o fazer) e depois sim houve facções que decidiram vingar-se dos romanos. E aí começou a correr-lhes mal...

Na prática, temos sempre que ver a perspetiva histórica pela vista do aceitável da época, como muito bem fizeste:))

Em relação à fuga de Spartacus, a fragmentação do seu exército foi muito mais chata para a história futura do que a sua derrota. mas isso é outra história...:)

Beijinho

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031