Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E de repente, já nos 30...



Domingo, 25.10.09

Nós e os outros

O ser humano tem um problema muito grave, que o conduz à guerra e à violência mas que é visto como uma espécie de autoprotecção ou auto preservação.

 

Os seres humanos vêem o mundo como eles de um lado e ou outros do outro lado, isto acontece em grande escala - a nacionalidade, a etnia, a religião, o partido político, o clube, ... - mas também em pequena escala - a aldeia, a família, o grupo na escola, a turma, o bairro, o gang,..

 

Isto surge de uma necessidade imperiosa de pertença, que é de tal forma poderosa que leva, por vezes, ao sacrifício pessoal e ao extremismo, para defender ou impor o grupo a que se pertence ou o que este defende.

Quanto maior é esta necessidade de pertença maior é a  falta de empatia para com quem pertence a outros grupos, os outros deixam de ser percepcionados como seres humanos no essencial semelhantes a nós.

 

Este sentimento nasce da necessidade do ego e da ilusão de que a segurança vem do domínio sobre os outros.

 

Cada ser humano age como se, por grande sorte do destino ou merecimento, tivesse nascido no país certo, com a melhor etnia e com a religião verdadeira, não percebendo que julgaria exactamente o mesmo se tivesse nascido no extremo oposto do planeta.

A mesma acção negativa tem uma avaliação muito mais critica se for cometida pelos outros do que por alguém do grupo e tem uma resposta especialmente violenta se for praticada contra o grupo

 

O Ego e o Medo em grande na Humanidade, como sempre.

 

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sayuri às 19:13


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031