Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E de repente, já nos 30...



Segunda-feira, 19.12.11

Não percebo...

... o porquê de tanta indignação com as declarações do Passos Coelho sobre a hipótese dos professores, sem colocação em Portugal, procurarem alternativas noutros países como o Brasil e Angola.

 

O que ele disse é óbvio! As vagas para professores não vão aumentar em Portugal, nos próximos tempos, o que não se deve à crise ou ao governo mas a uma muito reduzida taxa de natalidade, logo há mais oferta do que necessidade de profissionais da educação em Portugal.

Sendo assim os professores desempregados tem 3 hipóteses: procurar emprego noutra área em Portugal, emigrar e procurar emprego na educação noutro país ou ficar em Portugal a reclamar do país e do governo, que imagine-se não obrigou as pessoas a terem filhos em número suficiente para assegurarem que todos aqueles que seguiram a educação, ora por vocação ora porque não tinham média para mais nada (só eu conheço uns seis ou sete assim) tivessem agora emprego assegurado! 

 

Esta ideia de que as pessoas se formam em algo, que pode ser um mercado sobrelotado ou pouco desenvolvido em Portugal, e que depois não arranjam emprego e a culpa é do governo enerva-me um pouco.

 

Deus não permita que o crime acabe, o que iria ser dos advogados, juízes e polícias, para sempre impedidos de trabalhar na sua área? Ui, e se acabasse a doença? Era uma chatice para uma data de gente.

 

A subida da taxa do desemprego pode, em parte, ser atribuida ao governo, mas o que me preocupa é o facto das pessoas não arranjarem emprego em área nenhuma, no momento, o excesso de formados em certas áreas é um problema distinto.

 

Estranho seria se o primeiro-ministro dissesse «Vá lá, aguentem mais um aninho que de certeza que consigo aumentar as vagas na educação. Vou inventar disciplinas  e fazer turmas mais pequeninas só para vos assegurar emprego como professores, que se lixe o défice e o FMI, carago!». Seria muito estranho.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sayuri às 01:21


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031