Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E de repente, já nos 30...



Quinta-feira, 13.08.09

Esquecer o passado é repeti-lo!

Eu sei que devia evitar, que me faz mal à saúde e à de quem tem de me aturar, mas é mais forte do que eu e no outro dia acabei por ver um programa sobre racismo, no Odisseia.

 

Acredito que o racismo é um dos piores males da humanidade (pior que a religião), acredito que Deus nos fez exteriormente diferentes porque é muito fácil aceitar quem é igual a nós, o difícil é aceitar a diferença.

 

Entretanto, como se as minhas convicções já não fossem fortes suficientes, o programa forneceu-me mais uns factos interessantes:

  • 30 milhões de indianos morreram de fome nas últimas três décadas de 1800, sobre o domínio britânico - estabeleceu-se na altura uma teoria designada de Darwinismo social que defendia que os mais fracos deveriam perecer, sendo os mais fracos os pobres e sendo muito útil não ter de os alimentar, muito mais lucrativo, especialmente se eles trabalhassem de graça até morrerem.
  • No séc. XIX a ilha da Tasmânia foi «descoberta» pelos ocidentais, lá vivia um povo há mais de 10000 anos (aproximadamente 5 mil pessoas), ao fim de 3 gerações eles estavam extintos (e não de causas naturais), e voilá mais uma ilhazinha para o império.
  • Finalmente, também durante o séc. XIX, os alemães estavam ocupados a expandir o seu império em África, lá eles fizeram os seus primeiros ensaios sobre campos de concentração, em Shark Island - ainda hoje os areais da ilha estão cobertos de ossadas humanas. Por essa altura, estes actos não eram reprováveis, de tal forma que museus europeus compravam crânios de africanos numa tentativa de demonstrar a sua inferioridade - a porca torceu o rabo foi quando os nossos amigos alemães acharam boa ideia tentar as suas ideias expansionistas na Europa, ups.

Enfim, eu sei, eu sei, que sou meia obcecada por estas coisas, mas é porque sinto que a humanidade continua cega, e que o facto de a maior parte das pessoas não se importar com estes factos quer apenas dizer que eles se podem repetir, que eles se repetem!

Sempre que ouço comentários baseados na raça sinto que a humanidade está longe, muito longe, e duvido que este deixe de ser, em breve, um planeta de expiação...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sayuri às 22:31


2 comentários

De Fatima a 15.08.2009 às 08:14

Tens razão, até pode ser que as coisas neste planeta estejam a melhorar mas ainda falta muito. É raro o dia em que não oiça comentários racistas. Só podemos estar muito longe da perfeição...mas muito mesmo

De patricia a 15.08.2009 às 12:35

oi miga,
Infelizmente esta realidade ainda nos acompanha em pleno sec XXI, há poucos dias ouvia noticias de trabalho escravo em Portugal e fiquei horrorizada, Estas pessoas trabalhavam praticamente de graça e ainda por cima eram controladas pela máfia que lhes detinha passaportes, quase todo o dinheiro e as pessoas passavam fome, iam pedirsobras de comida a um café proximo do sitio onde viviam. O terror mora mesmo aqui ao lado e nós nem damos conta...

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031