Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E de repente, já nos 30...



Terça-feira, 16.02.10

Finalmente descobri!!!

 

Porque é que o Carnaval anda sempre a mudar de data, porque é que às vezes é em Fevereiro e outras em Março? Calculo que isto deve ser obvio para muita gente, mas a mim sempre me deixou baralhada. Este ano decidi que a Wikipédia existe para alguma coisa e fui "investigar"

Já sei como se fica a saber em que dia é o Carnaval de cada ano!

 

"A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma." (AH AH! Eu bem que desconfiava que tinha algo a ver com a data da Páscoa, só não sabia porquê. Tem lógica, já que se ia jejuar 40 dias antes fazia-se as festas...)

 

"Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.! ( Mónica, afinal é esta a fonte da inspiração do nosso Carnaval, mistério desvendado!)

 

"Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa." (Como é que é?????Lua cheia, equinócio???)

 

Pronto, pelo menos já sei que é 47 dias antes da Páscoa...

 

Depois andei a investigar e existem umas fórmulas complicadas para calcular a data da Páscoa. E eu que queria tanto saber a data do próximo Carnaval... Acabei por googlar "Carnaval 2011". Parece que vai ser a 8 de Março.Portanto meninas, para o ano pode ser que esteja mais quentinho!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por F às 20:18


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Fevereiro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28