Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

E de repente, já nos 30...



Terça-feira, 11.12.12

Não li a entrevista...

... mas vi um destaque algures em que a senhora Isabel Jonet diz que tem mais simpatia pela caridade do que pela solidariedade social, algo assim com este sentido (a entrevista na sic noticias ouvi, até que tive que mudar de canal para não vomitar, por isso vou encarar o destaque que li como aquilo que foi dito pela senhora - caso não tenha sido, o restante texto fica pelo post que não escrevi depois da tal entrevista televisiva).

 

E a primeira coisa que me ocorre dizer-lhe é: Porque não te calas? (podem ou não incluir o sotaque dos nuestros hermanos).

 

É tal os nervos que isto me faz que me estou a tentar conter e escrever a próxima frase sem ser palavrão sim, palavrão não.

 

A caridade tira a fome agora mas não impede a miséria no dia seguinte, caridade há em África mas como a maior parte dos países desse continente não têm qualquer tipo de solidariedade social as pessoas continuam na miséria, doença e morte precoce, dá-se um bocado de farinha agora e morre-se de desinteria noutro dia qualquer. A solidariedade social mudou o nosso mundo no século passado, não é um modelo perfeito mas é o menos mau até agora. A caridade ainda é necessária, infelizmente, mas nunca será a solução para o nosso mundo, a caridade é um analgésico, a solidariedade social é o caminho para a cura.

 

Por solidariedade social eu entendo uma sociedade com igualdade de oportunidades e com proteção social para quem passa por dificuldades - a Finlândia, por exemplo. Por caridade eu entendo tentar matar a fome, por solidariedade social eu entendo evitar que haja fome num país.

 

Uma pessoa pode dizer que a sua vocação é a caridade e não a luta pela solidariedade social, mas ter mais simpatia? Simpatia de que género, do género: é preciso haver pobres para haverem ricos que possam ser caridosos?

 

E para terminar, gostaria que a senhora Jonet fosse fazer caridade para o diabo que a carregue. E isto é para ser simpática e muito contida.

 

 

Ó pra mim contida...

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Sayuri às 20:05




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031